sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os Dois Tipos de Profecias Referentes à Cruz


Se a morte de Jesus na Cruz não foi a predestinação como sendo necessária para o cumprimento de seu propósito como Messias,porque,então,foi profetizado em Isaías que ele sofreria a provação da cruz? (Is:53).Á primeira vista,pode-se pensar que a bíblia contem apenas profecias sobre o sofrimento de Jesus. No entanto,quando lemos a bíblia mais atentamente,centralizando-nos no Princípio,percebemos que existem outras profecias contrárias.

Como a profecia de Isaías (Is9,11,60), e o anuncio do anjo a Maria ( Lc 1:31,33),foi predito que Jesus se tornaria o rei dos judeus ainda durante a sua vida e que ele estabeleceria um reino eterno na terra. Vejamos por que motivo,então, Deus concedeu estes dois tipos de profecias opostas em relação a Jesus.

Deus criou os seres humanos para que atingissem a perfeição apenas pelo cumprimento de sua própria porção de responsabilidade. Na realidade,os primeiros antepassados humanos não cumpriram suas devidas responsabilidades e caíram. Por isso,os seres humanos tem um potencial para cumprir suas responsabilidades de acordo com a vontade de Deus ou falhar contrariando a vontade de Deus.

Vejamos alguns exemplos da Bíblia. A porção de responsabilidade de Adão era não comer do fruto da Árvore do conhecimento do bem e do mal. Ele podia obedecer ao mandamento de Deus e alcançar a perfeição ou comer do fruto e morrer. Das duas opções ele escolheu a ultima. Na Era do Antigo Testamento, Deus deu os Dez Mandamentos e a Lei de Moisés para que o povo obedecesse como condição para sua salvação. A responsabilidade do povo era obedecer à lei e receber a salvação,ou desobedecer e cair na ruína (Dt 30:15-20). Para os israelitas que deixaram o Egito e partiram em direção a Canaã,sua responsabilidade era a de obedecer  às instruções de Moisés. Eles podiam agir de acordo com a direção de Moisés e entrar na Terra prometida de Canaã,ou ficarem contra ele e não entrar na terra prometida. Contudo Deus havia predito que conduziria os israelitas até a terra de Canaã ( Êx 3:8 ) e ordenou a Moisés levá-los até lá. Contudo,devido à sua falta de fé,o povo pereceu no deserto e apenas os seus descendentes puderam chegar até o destino final.

Os seres humanos,possuem a sua própria porção de responsabilidade e podem cumpri-la ,de acordo com a vontade de Deus ou não. A natureza dos frutos que eles produzem depende do cumprimento ou não de sua própria porção de responsabilidade. Foi por este motivo que Deus concedeu dois tipos de profecias relativamente ao cumprimento de sua vontade.


Enviar o messias era porção de responsabilidade de Deus.No entanto,acreditar ou não no messias era porção de responsabilidade do homem. O povo judeu tanto poderia acreditar no messias,como Deus desejava ou não acreditar nele,contrariando seu desejo. Para fazer frente à contingência da responsabilidade humana, Deus concedeu dois tipos de profecias relativamente ao cumprimento de sua vontade através de Jesus. Um tipo previa a morte de Jesus devido a descrença do povo e o outro previa que o povo acreditaria e honraria  a ele como sendo messias e o ajudaria na realização da vontade de Deus e em sua Glória (Is 53) . Quando Jesus morreu na cruz devido à descrença de seu povo,cumpriu-se apenas a primeira profecia. As demais serão cumpridas na época da Segunda Vinda de Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Breve enviaremos uma resposta