sábado, 7 de abril de 2012

O OBJETIVO PELO QUAL JESUS FOI TENTADO POR SATANÁS 3 VEZE NO DESERTOS


Como, então Jesus enfrentou e superou as três tentações?
Primeiro vamos examinar como satanás veio a estar na posição de impor tentações a Jesus. Primeiro, satanás se colocou em uma posição dominante quando, no curso nacional para restaurar Canaã,ele reivindicou a posse da rocha e das tábuas de pedra,que simbolizavam Jesus e sua futura noiva. Isto foi possível porque Moisés quebrou as tábuas de pedra e golpeou a rocha duas vezes por causa de sua ira com a descrença do povo.

No curso mundial,quando João Batista falhou em sua responsabilidade,o povo judeu se tornou tão descrente e desobediente quanto os israelitas do tempo de Moisés. Portanto,como Deus já havia prefigurado no curso de Moisés,satanás moveu-se para uma posição de poder a partir da qual ele poderia impor tentações a Jesus.

Depois que Jesus completou os quarenta dias de jejum no deserto,satanás apareceu diante dele e tentou-o,dizendo:"Se tu és o filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães" (MT4:3). Satanás tinha a posse da Rocha. Ele havia reivindicado a Rocha que brotava água e as tábuas de pedra baseado na primeira condição estabelecida pelo erro de Moisés,e,em seguida,pela falta de fé de João Batista. Moisés havia obtido a Rocha após completar a providencia de numero quarenta para a separação de satanás no deserto. A fim de purificar e recuperar a Rocha, Jesus jejuou no deserto por quarenta dias. Satanás sabia muito bem que Jesus foi ao deserto com esta finalidade,e sua intenção ao dar a primeira tentação era manter a Rocha sobre sua posse.Jesus sofria de fome no deserto,tal como os israelitas nos dias de Moisés.Quando os israelitas não puderam suportar a fome e cairam em descrença ,isto eventualmente permitiu a satanás reivindicar a posse da Rocha. Da mesma forma,se Jesus tivesse perdido a fé e saciado sua fome,transformando a Rocha em pão,abdicando de seu esforço para restaurar a rocha,satanás manteria a posse sobre a rocha para sempre.

A resposta de Jesus a esta tentação foi:"Nem só de pão viverá o homem,mas de toda palavra que sai da boca de Deus(MT4:4).Em resposta,Jesus demonstrou que embora estivesse faminto,não estava disposto a obter o pão através do qual poderia manter vivo seu corpo,mas em se tornar a palavra encarnada de Deus,que poderia nutrir com vida todos os espiritos.Com este coração,Jesus estava determinado a triunfar sobre satanás.Além disso, este teste foi conduzido para que Jesus pudesse restabelecer a posição de messias,como aquele que alcançou a perfeição de seu carater individual,superando a tentação a partir da posição de João Batista.Jesus derrotou satanás porque falou e agiu em total concordancia com o princípio.Por meio de sua vitória sobre a tentação,Jesus cumpriu a condição para restaurar a natureza indivdual á perfeição e estabeleceu a base para a restauração da primeira benção de Deus.

Em seguida satanás levou Jesus para o pináculo do templo e desafiou-o,dizendo:"Se tu és o filho de Deus,lança-te de aqui abaixo;porqueq esta escrito:que aos seus anjos dara ordens a teu respeito,e tomar-te-ão nas mãos,para que nunca tropeces em alguma pedra(MT 4:6)(Jo 2:19)(I CO 12:27).Jesus é o templo princípal,enquanto nós somos os pequenos templos à sua volta.Jesus veio como o senhor do templo.

Quando satanás desafiou Jesus a se lançar para baixo,significava que ele queria usurpar a posição de Jesus como o senhor do templo,induzindo Jesus a cair dessa posição para o estado inferior de uma pessoa decaida. Neste momento,Jesus respondeu-lhe:"Também esta escrito: Não tentarás o senhor,teu Deus (MT4:7).

A resposta de Jesus significava que satanás não deveria testar Deus através das tentações a Jesus, a encarnação de Deus,que executa sua providencia em estrita concordancia com o princípio.Além disso,prevalecendo primeira tentação e restaurando seu carater individual como o templo encarnado,Jesus já havia assegurado a posição de senhor do templo.Por tanto,satanás não tinha mais nenhuma condição para tentá-lo novamente,e devia ter recuado neste momento.Ao superar a segunda tentação,Jesus, o templo principal, o noivo e o verdadeiro pai da humanidade,abriu o caminho para todas as pessoas de fé se restaurarem à posição de templos secundários,noivos e filhos verdadeiros. Dessa forma, Jesus estabeleceu a base para a restauração da segunda benção de Deus.

Finalmente,satanás levou Jesus ao topo de uma montanha muito alta e mostrou-lhe todas as coisas sobre o céu e toda sua glória,dizendo:" Tudo isto te darei,se prostrado,me adorares (MT4:9).Jesus disse-lhe:"Vai-te, satanás!Ao senhor teu Deus,adorarás e só a ele servirás(MT4:10). Através de sua resposta,Jesus indicou que,de acordo com o princípio,mesmo um anjo decaído como satanás deveria adorar Deus; e da mesma forma,ele deveria honrar e atender a Jesus,que veio como corpo do criador.Além do mais,superando as duas tentações anteriores,Jesus já havia estabelecido a base sobre a qual restaurou a primeira e a segunda benção. Sobre este fundamento,ele restauraria naturalmente a terceira benção de Deus e governaria a criação.Jesus replicou:"Afasta-se, Satanás!", porque não havia mais base alguma para satanás disputar com Jesus o dominio sobre o mundo natural,o qual já estava sobre o firme fundamento de sua vitória.Prevalecendo na terceira tentação,Jesus estabeleceu a condição para restaurar o dominio sobre o mundo natural __ a terceira benção de Deus.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Marling Gabriela Hondoy Siqueira8 de abril de 2012 às 04:50

    AINDA PRA ESTOS TEMPOS SATANAS CONTINUA ASEDIANDO A TODA LA HUMANIDAD TENTANDO , PROVOCANDO Y TESTANDO A FE DE LOS CRISTIANOS ,COMO FUE CON JESUS , MAS JESUS TRIUNFO DEMOSTRANDO QUE SU AMOR PARA CON DIOS ERA MAIS FUERTE QUE LOS PLACERES Y COMODIDADES FISICAS PODREMOS NOS TAMBIEN OBTER VICTORIA Y DEMOSTRAR QUE SOMOS HIJOS DE DIOS?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Breve enviaremos uma resposta